Chardonnay para todos!

Ontem, primeiro domingo de junho, foi o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, para comemorar a data resolvi escrever sobre um estilo de vinho que cada vez admiro mais, o Chardonnay.
Esta uva é ícone da Bourgogne e foi disseminada pelo mundo. O mais legal de ser cultivada por diversos países é que podemos ver as diferenças do terroir no resultado final do vinho. Assim, temos a oportunidade de escolher entre diversos estilos de Chardonnays para os diversos momentos de nossa vida.


Ambos Importados pela Grand Cru

O Backhouse é um vinho do novo mundo, bem tropical, tanto no aroma quanto nos sabores, sem madeira ele é fresco e combina com aqueles momentos mais divertidos e alegres.
Já o La Vignée, da Bourgogne, é um vinho mais tradicional, passou por barrica que lhe concedeu um toque de baunilha, mas sem perder a fruta. Redondo no paladar, pronto para acompanhar um dia de sol no inverno, sim branco no inverno, porque não!?





O Brasil tem incríveis Chardonnays, hoje quero dar ênfase ao da Casa Venturini Chardonnay Reserva 2011, que recebeu do International Wine Challenge, em Londres, o título de Menção Honrosa - Recomendado. Um vinho bem aromático, com boa intensidade e frescor. 
Os brasileiros estão ganhando espaço mesmo, neste concurso 29 vinhos receberam títulos entre mais de 10 mil vinhos de 40 países do mundo. Fico feliz de ver os Vinhos do Brasil se destacando, mostra que estamos aprendendo direitinho a lição.
E viva o vinho!
Santé!

Um comentário:

  1. Já provei esse Chardonnay da Casa Venturini e concordo com vc, um dos melhores exemplares nacionais que já provei sem dúvida!

    Santé!

    ResponderExcluir