A alegria italiana nos vinhos brancos.

Sabe o que eu mais gosto na Itália? A alegria do povo. Aquela coisa de receber bem, com bastante fartura e principalmente aquela gritaria de quem tem muito pra contar. Não dá pra não se contagiar com essa energia.




Essa semana fui no "Grandi Marchi - Instituto del Vino Italiano di Qualità" e experimentei vários rótulos interessantes. Sempre que vamos nessas feiras precisamos de um foco, isso porque é muita coisa e não podemos experimentar tudo, por isso foquei em ver o que a Itália poderia me apresentar de diferente.
Vamos aos vinhos:




O LaPietra 2008 é um Chardonnay encorpado, perfeito para esse friozinho leve que o inverno proporciona para a maior parte do Brasil. Um vinho que eu definiria como aconchegante! Adorei!




O Carpenè Malvolti - 188 Brut Prosecco Superiore DOCG é um espumante bem gostoso. Com todas aquelas características que se espera encontrar numa taça de perlage. Fresco, com boa acidez e muitos aromas envolventes. 




O outro branco é o La Fuga Contessa Entellina DOP 2011 - Donnafugata - um Chardonnay fresco e aromático, com notas de banana e melão. Na boca é frutado e não decepciona. Gostei bastante!

Onde já se viu ir numa feira de vinhos italianos e não escolher nenhum tinto?! Isso é porque estou numa fase de desmistificação, acho um tremendo absurdo as pessoas acharem que vinho branco é para o verão. Vinho branco é para todos os momentos alegres que temos vontade de tomá-lo e PONTO.
Mas teve um tinto que me chamou bastante atenção, e não posso deixar de citá-lo, pois estava bem equilibrado e macio do jeito que eu gosto.




O Barolo Ornato 2007 é um vinho com aromas de frutas maduras, estruturado, intenso, mas sem perder a elegância. 

A feira estava ótima, vinhos, comidinhas e muita gente conhecida para aquele "networking" básico. Gosto das feiras organizadas pela CH2A porque tenho certeza que vou encontrar a minha panela. 
Neste, foi uma oportunidade de estar com os meus amigos, Natália Pieta e Vitor Fernandes! Adorei a companhia de vocês.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário