Vinhos precisando de importador.

Eu sei que meu blog é para leigos apaixonados por vinhos e que importadores não são meu leitores assíduos, pelo menos não que eu saiba, mas resolvi escrever mesmo assim, vai que algum deles acaba lendo?!
Mês passado experimentei uns vinhos que gostei muito, mas que ainda não estão disponíveis no Brasil, infelizmente. Na oportunidade, conversei com as donas de duas vinícolas portuguesas e me encantei com ambas. Bem diferentes entre si, mas com uma coisa em comum o fato de quererem entrar no mercado brasileiro. 




A vinícola "Azamor", da região do Tejo, faz vinhos complexos no estilo francês. Eles buscam, através de cortes entre uvas portuguesas e tradicionais, produzir vinhos equilibrados que agradem ao paladar da maioria, sempre pensando que um vinho deve servir para mais de um momento, e, principalmente, que um vinho pode "ser" o momento.
Eu gostei de dois vinhos deles em especial:




Azamor Petit Verdot 2009, um vinho feito com um toque de syrah. Gostei bastante do resultado: puro equilíbrio. O que me encantou mais foi que ele consegue ser romântico e intenso ao mesmo tempo, amo vinho assim.




O outro que me chamou atenção foi o Icon d' Azamor 2004. Um vinho de guarda, equilibrado, complexo, muito saboroso mesmo. Um corte na medida certa de Syrah, Alicante Boushet e Touriga Nacional. 




A outra vinícola é a Quinta da Raza, da região do "Vinho Verde" uma empresa familiar que já está na quinta geração, passando sempre de pai para filhos, não apenas o negócio, mas também o amor pelo vinho.
Eles elaboram vinhos frescos e com boa acidez, perfeitos para climas quentes. Seguem os dois que mais gostei:




O Dom Diogo Arinto 2012, um varietal aromático e equilibrado, saboroso e cativante. Sua acidez é na medida certa para o que o vinho se propõe.




O outro, também varietal, foi o Dom Diogo Alvarinho 2012. Um vinho jovem, com ótima acidez. Aromático ao extremo. Este vinho é super gastronômico e combina perfeitamente com aqueles pratos de comerciais de televisão no verão.

Enfim, vou ficar aqui torcendo para alguém se "antenar" e trazer estes vinhos para que nós brasileiros tenhamos a oportunidade de colocá-los para protagonizar alguns momentos com nosso clima tropical.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário