Cortes e varietais especiais do Tejo

Se nos últimos dias tenho degustado vinhos de diversos países, na quarta-feira passada, dia 26 de junho, fiz uma viagem mais específica e pude aprender mais sobre o Tejo, região de bons vinhos em Portugal.




O bom de experimentar vinhos de apenas uma região é poder assimilar melhor o que aquele lugar representa e poder perceber a importância do terroir (tudo que envolve clima e natureza), na sua produção.

O Tejo tem diversos vinhos varietais e cortes, sendo alguns muito especiais que misturam uvas portuguesas com uvas tradicionais do mundo todo.




Nesta oportunidade participei de uma degustação orientada muito legal. Provamos 14 vinhos especiais, bem diferentes entre si, mas o mais interessante foi poder conhecer os produtores e ouvir o que cada um tinha para passar sobre seus produto. Quer forma melhor de aprender? 

Dos que degustamos destaco três, por "n" motivos:




O "Vila Jardim", um corte de Syrah, Merlot e Aragonês. Equilibrado, aromático, com taninos macios, perfeito para aquelas ocasiões que a gente usa o vinho como desculpa para passar horas com amigos sem maiores preocupações.





O outro foi o "5° Elemento", um vinho 100% Cabertnet Sauvignon. Sim, um varietal de Cabernet em pleno Tejo. Segundo a produtora, este foi escolhido em função da conhecida tendência dos brasileiros a amarem os "Cabernets". Eu preciso ser sincera,no primeiro momento eu estranhei por não ser aquele monte de uvas que estamos acostumados a encontrar nos vinhos portugueses, mas depois de prová-lo posso afirmar que não senti falta. Ele tem corpo e taninos ideais, além de um excelente aroma. Um vinho que apesar de ser Cabernet Sauvignon tem um "adocicado" no final, mas digo isso no bom sentido, não vão entender errado. O vinho é tri bom!





Por último queria falar do "Casa Cadaval" um vinho elaborado 100% com a uva Trincadeira Preta. Encorpado, complexo, com um quê de café bem interessante. Esta uva é muito difícil de cultivar, por isso temos que dar o devido valor a quem nos presenteia com esse néctar tão saboroso e especial. Ele não é um vinho para o dia-a-dia, mas vale qualquer momento importante.


Enfim, tentei pegar um corte misturado e dois varietais bem diferentes.

Sigo descobrindo os vinhos que irão protagonizar as histórias da minha vida!
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário