Um bom vinho pede uma comida especial!

Existe diferença entre comer para sobreviver e comer por prazer, é preciso saber diferenciar os dois momentos. Ambos são importantes, afinal, não podemos nos dar ao luxo de todos os dias procurar pratos gourmets para as refeições, tanto por tempo, quanto por dinheiro. Mas este é um hábito que, quando praticado, pode servir até mesmo como uma terapia. Cozinhar não é diferente, também se encaixa em ambos os momentos.



Semana passada fui na Escola das Artes Culinárias Laurent. Lá conversei com o Chef Laurent Suaudeau e descobri que a serenidade é um ingrediente especial na elaboração dos pratos. Gastronomia é uma arte e, como em todas as artes, temos ou não aptidão para praticá-la.
Este grande chef começou cedo, por vocação mesmo, aos 14 anos de idade. Veio para o Brasil, aos 23 anos, para representar o chef Paul Bocuse, grande chef francês, por 6 meses no restaurante do hotel Méridien, no Rio de Janeiro, e acabou conhecendo sua esposa, se apaixonou por ela e pelo nosso país.
Laurent sempre teve o dom de ensinar e no ano 2000 realizou seu sonho e abriu sua escola.



Segundo ele, Estudar gastronomia requer algumas características básicas como paciência, capacidade gestual, leveza nas mãos, postura e disciplina. Para se tornar um grande chef é preciso de 5 à 10 anos, estudar é imprescindível, mas é na prática que aprendemos a verdadeira arte de cozinhar.




O público da escola é, na maioria de profissionais do setor, chefs de restaurantes com o objetivo de especialização, mas existem pessoas que entram por hobby, para essas pessoas o Chef sugere começar pelo módulo inicial, de higienização, receptivo, molhos e caldos básicos que podem ser usados para diversos fins.
Uma das coisas que o deixa feliz é saber que está contribuindo para melhorar todo o setor no Brasil, pois tenta passar aos seus alunos que o carácter como indivíduo é importante para se tornar um profissional respeitado e completo.




Quanto às panelas e equipamentos modernos que existem, o Chef deixou claro que são bons, mas que o imprescindível é uma cozinha limpa e organizada, isso todos nós podemos ter, independente da conta bancária, não é?
Então, fiquei com vontade de aprender mais, afinal uma pessoa apaixonada por vinho, como eu, tem que saber mais sobre gastronomia, pois um bom vinho pede uma comida especial.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário