Dia a Dia para quem gosta de vinho

As vezes parece banal falar o básico sobre vinhos, mas outro dia estava pensando: se fosse tão básico assim, não existiria vinho guardado na vertical ou exposto ao sol para vender... Por isso resolvi escrever, para quem guarda vinho em casa não ter uma triste surpresa ao abrir uma garrafa. Mais do que isso, que saiba o objetivo dos acessórios clássicos, para quando receber amigos, poder demonstrar esse conhecimento.

Posição para guardar as garrafas: As garrafas devem ser armazenadas na horizontal, para  o vinho ficar encostado na rolha, pois se ela ressecar o vinho pode entrar em contato com o oxigênio.




O que fazer quando uma rolha se parte? Isso é mais comum do que se imagina. Nesses casos, tente usar o saca-rolhas novamente, caso não funcione, empurre-a para dentro da garrafa e coe o vinho no decanter.


Temperatura: escolha um cantinho protegido do sol, calor e umidade. Se tiver uma adega climatizada, conserve-a entre 14°C e 18°C.


Taças: se tiveres onde guardar e como comprar, vale a pena ter taças diferenciadas para vinhos tintos, brancos ou de sobremesa, se não, podes servir todos na mesma taça, o importante é confraternizar. Se a taça for de cristal melhor ainda. No caso de espumantes, vale a pena investir nas taças tipo "flutê" que permitem apreciar melhor a perlage.




Balde de Gelo: Pode ser levado à mesa e ajuda a manter a temperatura dos espumantes, vinhos brancos e até mesmo alguns tintos dependendo da temperatura local.



Decanter: como o nome diz serve para decantar o vinho, mas além disso ajuda a arejá-los quando necessário. Quando é necessário? Nos vinhos de guarda é importante a decantação para separar possíveis sedimentos, nos vinhos de média guarda é interessante para que com a oxigenação se tornem mais equilibrados e intensos. Vinhos jovens, na grande maioria das vezes, não precisam passar por decanter. O tempo certo? Pode ser 30, 40, 50 ou 60 minutos, depende do vinho e da ocasião.

Termômetro: o modelo mais prático é aquele que fica por fora da garrafa, assim é possível verificar a temperatura ideal antes de abri-lo. 


Fechador a Vácuo: retira o oxigênio da garrafa preservando o vinho que sobrou por mais tempo, mas não abuse... ele ajuda mas não resolve.


DICA: CÁLCULO POR PESSOA: Num jantar calcule 2 taças para entrada, 2 taças para o prato principal e 1 taça para a sobremesa. Uma garrafa serve 6 taças, faça as contas e convide os amigos, mas se a galera for "boa de taça" tenha sempre uma ou duas garrafas extras assim não corre o risco de faltar.


Agora é deixar a preguiça de lado e chamar os amigos para interagir.


Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário