Dicas básicas de degustação

Um dos meus primeiros Posts foi sobre degustação às cegas. Pois é, durante esse tempo todo fiz parte de um grupo tri legal. O Grupo de Degustação para o GUIA BRASIL ÀS CEGAS, do jornalista Beto Duarte (http://www.papodevinho.com). Foi muito bom conhecer pessoas divertidas, fazer novas amizades e, é claro, aprender sobre vinho.



Hoje acontecerá nosso último encontro oficial. Triste, não? Sim, mais triste ainda porque eu não poderei estar presente... mas não tem problema, pois muitos extra-oficiais estão por vir.




As nossas degustações eram divididas em três partes: Visual, Olfativa e Gustativa.




Antes de começar fica a primeira dica: Segure a taça pela haste, isto evita que o calor de sua mão passe para o vinho.


Para analisar o visual da bebida, olhe contra luz e identifique a intensidade da cor, mais fechada ou transparente. A cor identifica se o vinho é mais leve ou mais encorpado, o que não quer dizer melhor ou pior.




Para os aromas, agite a taça com movimentos circulares, pois eles ajudam a oxigenar a bebida e com isso fica mais fácil identificar os aromar do vinho. Estes podem ser frutados, florais, herbáceos, minerais entre outros. Só a prática nos permite achar, nos aromas que já conhecemos da vida, o que cada vinho possui. Treine bastante e logo, logo conseguirás identificar os mais comuns.




Depois do aroma vem a melhor parte:  a gustativa. Essa parte não consiste em beber o vinho, e sim... degustá-lo. O "gole" deve passar por toda a boca e só depois chega a hora de engolir (ou cuspir, sim... apesar de nojento é normal no mundo dos vinhos). Depois é que podemos perceber se o vinho é persistente e equilibrado. 




Evelyn (http://tacaserolhas.blogspot.com.br/), Evandro Silva (http://confraria2panas.org/) e Alexandre Mathias


Aqui é importante lembrar que o vinho pode ser breve ou persistente. Nos vinhos simples o sabor permanece menos tempo na boca, já nos mais complexos este sabor permanece mais!


Só a prática leva a perfeição, eu estou no inicio de um longo caminho de aprendizado, junte-se a mim. E não esqueça, beba com moderação e curta o momento.



Santé!


2 comentários: