Uma pequena viagem ao Alentejo.

Amanhã, dia 27 de setembro é o dia mundial de turismo... coincidência, ou não... o post de hoje do Château de Jane será sobre o Alentejo!


Não, eu não conheço o Alentejo, mas depois do evento de ontem, certamente quero conhecer. "Vinhos do Alentejo" foi a feira de vinhos que aconteceu ontem no hotel Caesar Park Faria Lima. O evento contou com diversas vinícolas locais que disponibilizaram seus vinhos para nós, brasileiros, degustarmos da melhor forma, com toda explicação necessária sobre as vinícolas para se encantar com história, além de aromas e sabores.

O Alentejo é uma região em Portugal que possui uvas muito específicas. Alicante Bouschet, Aragonês e Antão Vaz são algumas delas.


Eu tive o prazer de conhecer mais sobre cada uma durante a prova temática realizada por Rui Falcão, português, jornalista especialista em vinhos e membro da comissão "Fine Wines Board". 




Além da história das uvas locais, da degustação orientada, aliás muito bem orientada, Rui também nos falou um pouco sobre o terroir do Alentejo. 

Dos 9 vinhos que degustamos eu gostei de todos, mas destaco 3. 

1°) O branco "Pêra Manca 2009". Um vinho tradicional, clássico, com uma cor intensa de uma vinícola que ficou conhecida no Brasil há poucos anos, quando Pedro Alvares Cabral veio para cá! 

Como uma boa brasileira, não podia deixar de citar este vinho que além de saboroso é rico em  história!



2°) O "Monte dos Cabaços 2005". Eu poderia falar muito sobre esse vinho. Um Blablabla interessante, é verdade, mas o que o resume bem mesmo são duas palavrinhas apenas: incrível e completo!
Eu se fosse você, dava um jeito de experimentar.
(http://www.alentejana.com.br)




3°) O "Mouchão", é claro! Desde a última Expovinis (feira de vinhos realizada em São Paulo anualmente) fiquei encantada com esse vinho. Agora que conheço a história da vinícola fiquei mais apaixonada ainda. É a vinícola mais antiga e mais clássica do Alentejo e o vinho, bom... o vinho é tão incrível quanto sua história. Encorpado, poderoso, extraordinário. A expressão usada em Portugal seria "um vinho mau como os cabras, um vinho para macho", mas eu discordo... é um vinho para todo ser humano de bom coração, afinal são essas pessoas que merecem degustar de uma verdadeira obra de arte.




Enfim, eu diria que a feira foi um sucesso. Aprendi muito, degustei vinhos incríveis, revi amigos e estava lotada! 




Santé!

Um comentário:

  1. Humm Jane, o Mouchão deu água na boca!!!! Gostei da descrição dos vinhos, sem muito blablabla, o que importa mesmo é saber se o vinho é bom e claro contar sua experiência!

    ResponderExcluir