Vinho: Um aprendizado que nunca acaba!

Segundo o Aurélio o vinho é: "bebida alcoólica resultante da fermentação do mosto da uva."
Ok, isso resume bem o que é o vinho, mas de maneira muito racional e objetiva, não é? Porque o vinho é bem mais do que isso.
Eu  comecei a beber vinho por influência da minha família, mas o que mais me atraia não era o aroma e sabor, mas sim os incríveis momentos que vivíamos juntos regados por esta bebida de encanto único.
O vinho pode ser tanto uma bebida caríssima, disponível a poucos, quanto um produto acessível, cheio de cor, sabor e alegria. 
Desde que mergulhei neste mundo, busco informação e conhecimento. Desta vez, resolvi investir de verdade e fazer o renomado curso "Wset" - Wine & Spirit Education Trust - ministrado, no Brasil, pela "The Wine School".




O curso é bem legal, como fiz o módulo básico, tinha muitas coisas que já sabia, mas como foi gostoso aprender, além de degustar, é claro.
No início eu pensei: "legal, sei mais do que imagino sobre vinhos", mas no final preciso dizer, esse lance de avaliação é complicado para mim, acho que não fazia uma prova desde 2005, quando terminei minha pós-graduação... que tensão! Espero passar!!
Detalhes de geografia, conhecimento específico sobre as uvas, sensações da harmonização, enfim, um aprofundamento, mesmo que básico, neste mundo incrível dos vinhos que nunca se esgotará. 




Agora o maior aprendizado de todos é que não é possível saber tudo sobre vinhos, afinal, ele é mais do que o resultado da fermentação do mosto da uva, o vinho é uma bebida que une, encanta e fascina os sentidos. 
Vinho é percepção, é momento! Seu sabor é totalmente influenciado por fatores externos e incontroláveis, como humor, por exemplo.
Fato: A enofilia, amor pelo vinho, é um caminho sem volta. Eu já mergulhei nessa estrada!
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário