Tu já ouvistes falar em Jurupiga? Se és leitor deste blog, certamente.
Pois bem, se não lestes, da uma olhadinha no post antes de continuar lendo está receita...
Jurupiga: Um cálice de sabor
A Ilha dos Marinheiros, além de Jurupiga, possui uma forte economia ligada à cebola e, por isso, eu e minha amiga Lívia, blogueira e ótima cozinheira, pensamos em unir os dois ingredientes e criar o "Nhoque ao Molho da Ilha". Duas riograndinas tentando trazer para o nosso dia-a-dia um pouquinho do sabor e nostalgia dos tempos de infância.
Usamos como base o molho madeira, também de origem portuguesa, mas trocamos o champignon por cebolas e o vinho madeira por Jurupiga.
Ficou um espetáculo. A receita detalhada está no Blog Leave the Gun, take the Cannoli.
A Ilha da Madeira não tem nada a ver com a nossa Ilha dos Marinheiros, mas o sabor do nosso molho ficou tão gostoso quanto o tradicional, só que com o toque especial da cebola.
Para harmonizar, tomamos um Carmenère chileno, usando o raciocínio do filé ao molho madeira, mas depois de provar eu abriria uma garrafa de Pinot Noir, que harmoniza muito bem com molhos adocicados.
Mas o mais incrível de tudo, foi certamente a parceria, tanto para fazer os nhoques, quanto para saboreá-los. Ah! Falei que acabou? Não sei se ficou pouco ou se o pessoal gostou muito!
Santé!
ai amiga... me deu uma saudade!!!! acho que tenho que resgatar o blog e voltarmos a 'cozinhar juntas', nem que seja via skype! Hoje vou fazer nhoque (dia 29, né?) e pode ser uma boa desculpa pra tentar voltar a escrever
ResponderExcluirSaudade daquela época mesmo... eu não tenho escrito muito tb... acho que uma vez por semana e olhe lá... mas parar eu não páro!
ExcluirVoto em voltares a escrever, nem que seja pouco... começa pelo pão de aipim! :)