Nhoque ao Molho da Ilha! Madeira? Não... dos Marinheiros!

Tu já ouvistes falar em Jurupiga? Se és leitor deste blog, certamente. 
Pois bem, se não lestes, da uma olhadinha no post antes de continuar lendo está receita...

Jurupiga: Um cálice de sabor

A Ilha dos Marinheiros, além de Jurupiga, possui uma forte economia ligada à cebola e, por isso, eu e minha amiga Lívia, blogueira e ótima cozinheira, pensamos em unir os dois ingredientes e criar o "Nhoque ao Molho da Ilha". Duas riograndinas tentando trazer para o nosso dia-a-dia um pouquinho do sabor e nostalgia dos tempos de infância.



Usamos como base o molho madeira, também de origem portuguesa, mas trocamos o champignon por cebolas e o vinho madeira por Jurupiga.




Ficou um espetáculo. A receita detalhada está no Blog Leave the Gun, take the Cannoli.
A Ilha da Madeira não tem nada a ver com a nossa Ilha dos Marinheiros, mas o sabor do nosso molho ficou tão gostoso quanto o tradicional, só que com o toque especial da cebola. 




Para harmonizar, tomamos um Carmenère chileno, usando o raciocínio do filé ao molho madeira, mas depois de provar eu abriria uma garrafa de Pinot Noir, que harmoniza muito bem com molhos adocicados. 




Mas o mais incrível de tudo, foi certamente a parceria, tanto para fazer os nhoques, quanto para saboreá-los. Ah! Falei que acabou? Não sei se ficou pouco ou se o pessoal gostou muito!
Santé!

2 comentários:

  1. ai amiga... me deu uma saudade!!!! acho que tenho que resgatar o blog e voltarmos a 'cozinhar juntas', nem que seja via skype! Hoje vou fazer nhoque (dia 29, né?) e pode ser uma boa desculpa pra tentar voltar a escrever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudade daquela época mesmo... eu não tenho escrito muito tb... acho que uma vez por semana e olhe lá... mas parar eu não páro!
      Voto em voltares a escrever, nem que seja pouco... começa pelo pão de aipim! :)

      Excluir