Uma seleção digna da camiseta canarinho.

Acho que falar em Copa do Mundo é inevitável nos dias de hoje, mas na boa, se é o caso de protestar o povo está atrasado, pois deveria ter o feito na época da candidatura do Brasil à país sede. Agora não adianta mais, o jeito é aproveitar para ajudar a nossa economia e infraestrutura a crescerem. 
Conheci os vinhos da Copa, vinhos licenciados pela Fifa. O que isso significa?! Não sei ainda, só saberemos depois que o campeonato acabar. Espero que signifique um pouco de desmistificação com relação à esta bebida que tanto gosto.




Conversei com a enóloga, Monica Rossetti, e com o Juliano Carraro sobre os vinhos e vamos logo ao que interessa: a linha Faces, da vinícola Lídio Carraro, que foi elaborada pensando no paladar brasileiro.




O branco é feito a partir de 3 uvas: Moscatel, Chardonnay e Risling Itálica, todas com 1/3 de participação. Preciso dizer, a Moscatel toma conta do vinho, é muito aromática e se sobressai na taça. Eu o definiria como um vinho refrescante, alegre e tropical, exatamente como o povo brasileiro.




O tinto já foi pensado com mais cuidado, uma seleção de 11 uvas como um time de futebol. A escalação foi a seguinte: Merlot e Cabernet Sauvignon no ataque, no meio de campo, Teroldego, Touriga Nacional, Tempranillo e Pinot Noir; na zaga, Tannat, Nebbiolo, Alicante e Ancellotta e no gol a Malbec.
O ataque é responsável pelo sabor, o meio de campo pelos aromas, a zaga pela estrutura e o goleiro pelo retrogosto e isso tudo resulta num vinho capaz de agradar gregos e troianos, um time digno de usar a nossa camiseta canarinho. 
Mas nada disso adianta, se não aproveitarmos para mostrar ao povo brasileiro que, seja na taça de cristal, de vidro ou de plástico o vinho pode sim ser o protagonista de qualquer festa, sofisticada ou popular.




Há uns dias, conversei com o gerente da Wines of South Africa, Matome Mbatha, país que recebeu a última copa, lá o consumo de vinho aumentou 30% após as ações vinculadas à esta paixão mundial. Basta saber se o Brasil vai desenvolver não apenas o transporte e estádios, mas também o consumo de produtos nacionais. Está na hora de parar de achar que o que vem de fora é melhor.
Vamos torcer para uma segurança melhor, para a honestidade, para os produtos nacionais e principalmente para a saúde do brasileiro melhorar e que um dia possamos ter o mesmo orgulho que temos da nossa seleção para todas as coisas vinculadas ao nosso Brasil.
Santé!

6 comentários:

  1. Jane, o vinho branco me agradou e muito, o tinto eu coloco um degrau abaixo, mas acho que estamos no caminho certo com esta campanha!

    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que não marcamos de experimentar todos juntos!

      Espero que o Brasil saiba aproveitar a copa para aumentar o consumo do que é nosso!!!

      Excluir
  2. Adorei Jane e belas fotos como sempre! bjs Ale

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ale!!!
      Pena que n nos encontramos...
      :(
      beijos

      Excluir
  3. Jane, gostei muito da tua atuação de "olheira" da seleção italiana no treino de ontem no Unique. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sexta-feira tem post sobre a Itália.... espero que gostes tb!!
      :)

      Excluir