O mundo dos Chablis #CBE

O tema deste mês da CBE - Confraria Brasielira de Enoblogs - foi Chablis, eu estou atrasada, mas o que vale é não deixar de escrever, né colegas?!
Vamos lá...
Você já deve ter ouvido falar nos vinhos de Chablis? Provavelmente sim, pois são vinhos famosos no mundo inteiro. E se já escutastes falar, ou já provastes algum, sabes exatamente o que isso quer dizer?
Quando falamos em vinhos europeus toda a nomenclatura que conhecemos aqui, no novo mundo, cai por terra, afinal lá são as regiões que definem os vinhos, aqui temos o hábito de defini-los através das uvas.
Pois bem, Chablis é sinônimo de Chardonnay!




São dividido em:
Petit Chablis com 18% da produção, vinhos famosos pelo frescor e descontração, são mais jovens, perfeitos para acompanhar petiscos numa tarde de sol.
Os Chablis, com a maioria, 66% da produção, talvez por isso sejam os mais conhecidos, são vinhos frescos, frutados, com potencial de guarda, com mais estrutura e volume na boca. Eu diria que são perfeitos para um jantar entre amigos acompanhando um belo prato de frutos do mar.
Chablis Premier Cru, com 14% da produção são vinhos de guarda, mais vibrantes e bem minerais, que combinariam perfeitamente com uma daquelas paisagens incríveis de filmes.
E os Chablis Grand Cru, com apenas 2% da produção, são especialíssimos, vinhos delicados, volumosos, envolventes, com um toque de flores. Vinhos com uma capacidade de guarda inacreditável para nós brasileiros. Afinal aqui aprendemos que vinhos brancos com mais de 5 anos, é melhor nem comprar... Pois bem, esses são diferentes, brancos mais velhos merecem o mesmo respeito que os grandes vinhos de guarda do mundo.




Participei de uma aula do Senac em parceria com o BIVB (Bureau Interprofissionel des Vins de Bourgogne). O Professor Jean Claude Cara ensinou peculiaridades sobre esses líquidos preciosos e, no final da aula, provamos vinhos simplesmente incríveis, que me deram um verdadeiro panorama do que posso sonhar em ter nas minhas taças de vinho branco.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário