A importância do Terroir no café do mundo.



Toda hora acabo dando uma fugida no assunto e caio em outra bebida que também não fica de fora da minha rotina: o café.
Café me remete a aconchego de casa de vó, a minutos de tranquilidade no meio de um dia agitado de trabalho, a interagir com pessoas e conhecer gente nova. Aliás, fiquei amiga dos advogados da Furg, lá durante o meu estágio na comunicação, em 2000 e alguma coisa - por causa do horário do café.

Enfim, semana passada fui conhecer um projeto bem bacana no Octavio Café. O "Projeto Origens" tem como objetivo trazer cafés de vários lugares do mundo com a parceria de uma torrefadora americana, que torra e envia os grãos no mesmo dia e com isso perde-se apenas o tempo de alfândega até o café chegar à xícara do consumidor. Com isso as pessoas têm a oportunidade de provar cafés de várias origens e perceber que, assim como no vinho, o terroir faz toda a diferença no resultado da bebida.



Mas o que mais me chamou atenção na degustação foi que ela aconteceu em taças de vinho. Realmente a taça ajuda muito a gente a sentir os aromas e sabores do café. Ajuda a mostrar para o seu cérebro que você está degustando e não apenas "bebendo" um café.



Bom, mas voltando ao café, percebestes a cor desses que degustamos? Seria o clássico "cháfé". Mas não, essa é a cor dos cafés de qualidade, que precisam de uma torra leve e cuidadosa para que não percam aroma, nem sabor. #ficaadica para os meus amigos que falaram do blend do Château de Jane, ele estava perfeito, viram?!
Para terminar sugiro que coras até o Octavio, pois a experiência só dura um mês, tempo em que os café ainda estão apresentando o seu melhor.
Os 3 que mais gostei foram:



O "Costa Rica", um café com aroma de caramelo, acidez delicada e adocicado. Ideal para beber sem compromisso, em qualquer hora do dia.



O "Etiópia", um café com uma doçura encantadora, que pede um pouco mais de atenção para seus aromas e sabores.



E o "Quênia - Mbeguka" que se mostrou uma explosão de aromas, satisfazendo minhas vontades já no primeiro gole.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário