Vinhos Verdes, puro frescor.



Queria escrever mais sobre Vinhos Verdes. Ai fui dar uma olhada no Post que já havia escrito "O que são Vinhos Verdes?", para não ficar repetitiva.

Só para ressaltar, Vinho Verde não é um estilo, é uma região, aliás é uma "Denominação de Origem Controlada". Uma região ao Noroeste de Portugal que produz vinhos frescos, saborosos e leves. Aliás, como via de regra essas são características que podemos procurar em uma garrada de Vinho Verde.
Existem Vinhos Verdes de todos os tipos, mas hoje vou focar em vinhos brancos, que são mais conhecidos aqui no Brasil.
As uvas brancas que podem ser utilizadas na fabricação do Vinho Verde são: Alvarinho, Arinto, Avesso, Azal, Batoca, Loureiro ou Trajadura. Tanto em varietal como em cortes.



Escolhi o vinho Adega Ponte de Lima, para ilustrar este post. Ele é feito com a uva Loureiro e tem exatamente as características que eu esperava. Aromas de frutas cítricas, com um toque de flor. Na boca se mostrou super fresco e leve, com acidez elevada, o que o torna gastronômico. Para quem curte comida japonesa e não sabe um vinho bacana para harmonizar, esta pode ser uma boa opção.

Para obter o melhor de uma garrafa de vinho verde, o ideal é consumí-lo jovem, ou seja, não é bom guardá-los em casa, compre para o consumo.



Uma opção bacana para começares a entender o que é um "Vinho Verde" é o Gazela. Um vinho que vende em supermercado e custa uma média de R$35,00. É barato, o que facilita a decisão de arriscar. O vinho é fresco e aromático.
Então é isso, aproveite o verão e se jogue nessas delícias que vão refrescar o seu dia.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário