Água que passarinho não bebe!

Na minha última viagem ao Rio Grande do Sul, tive a oportunidade de conhecer uma cachaçaria tradicional, que fica na cidade de Ivoti.




A Weber Haus é uma empresa com 65 anos de história, uma empresa familiar que, apesar de ter crescido muito, continua até hoje com os mesmos valores de família e qualidade.





Agora, que me desculpem meus amigos mineiros, mas esta foi a melhor cachaça que já provei. Quem sabe com esta declaração eles não trazem alguma especial para resgatar a fama de Minas Gerais comigo?





Se no tempo dos escravos ela servia como alimento, hoje ela pode ser útil para abrir o paladar, ou, simplesmente, para ser bebida, COM MODERAÇÃO, entre amigos. Curiosidade que aprendi com Evandro Weber, diretor executivo da empresa: um gole de cachaça antes de um copo de cerveja pode transformá-lo em algo mais saboroso.



Evandro Weber

Até lembrei das caipicervas, da Cachaçaria Água Doce, que tomava na época em que trabalhava em Porto Alegre. Só o "copão" já animava. Acho até que vou marcar para matar a saudade, na filial de São Paulo, para ver como fica com outra cerveja que não seja a nossa Polar. Só não posso esquecer de levar um motorista da rodada ou... ir de táxi.





O que a cachaça tem a ver com vinho? Os barris e a quantidade de apreciadores especializados e com paladar apurados... só! 





Mas depois de escrever sobre água, porque não sobre água que passarinho não bebe!?

Santé!

6 comentários:

  1. Hahahahaha sensacional! Este mundo do álcool é realmente fascinante. Primeiro me "especializei" em Tequila, passei 8 anos nessa febre. Depois fui para o vinho conhecer um pouco e faz uns 2 anos com a cachaça. Realmente a Weber é muito boa, princalmente a dourada. Concordo contigo que ela bate muitas mineiras, mas ainda temos cachaças muito boas no rio, São Paulo, Nordeste e acredite achei uma muito boa em Blumenau (para caipirinha).
    Recentemente comprei algumas e fiz uma degustação, a paulista ganhou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... eu vi um vídeo falando sobre tds os estados do Brasil... mas como cachaça não é mesmo o meu forte... só conheço alguma coisa mineira e a Weber Haus mesmo!
      :D

      Excluir
  2. Jane, tu estás certa, a cachaça gaúcha é melhor. porque usa fermento europeu. tu sabes que a weber haus remonta à chegada dos alemães ao rio grande lá por 182..6(?). como todos gaúchos, eles usam fermento europeu. os brasileiro usam de mandioca. outra coisa, envelhecem em barril de carvalho francês, os brasileiros usam outras madeiras , nobres também, mas não tem o glamour da madeira francesa. também estudei por muito tempo a cachaça. concordo contigo que a gaúcha é melhor, quando envelhecida. quando branca, pura, a serra das almas, da chapada diamantina baiana é a melhor e é organica! casualmente o dono é gaúcho, marcos vaccaro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh, conversei com o Evandro Weber e ele contou bastante coisa que me deixou encantada com a Cachaça, mas confesso que não conheço muitas não!
      :)

      Excluir
  3. Que bacana. Belo texto. Estive na Weber Haus sabado, dia 06/01/2013. A chuva tinha acabado de passar por ali e o local estava deslumbrante. Não perco a oportunidade sempre que estou naquelea região. Dessa vez trouxe as compostas e licores de lembrança para os amigos e as minhas favoritas: Licor de Cachaça e a Cachaça envelhecida em barris de amburana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o melhor de tudo eles são muito receptivos, com valores que são raros hoje em dia!
      Mas vou ter que te falar... não trago mais... quebrou uma garrafa dentro da minha mala... parecia que eu era uma bêbada no aeroporto!
      :P
      O jeito agora é comprar aqui em Sampa mesmo!

      Excluir