Bella Quinta investe no enoturismo.

Fui convidada , pela vinícola Bella Quinta, para participar de uma "Wineclass", em São Roque. Um investimento muito legal para o enoturismo da região.




Fomos recebidos com um café da manhã delicioso, feito com produtos locais. O anfitrião Gustavo Borges, proprietário da vinícola, nos passou algumas informações de sua história e nos deu um panorama dos seus planos para o futuro. O grupo, formado por jornalistas, blogueiros e enófilos, estava bem atento para não perder nenhuma informação.




Depois o professor Fábio Lenk, coordenador do curso de "Tecnologia em Viticultura e Enologia", do Instituto Federal São Paulo, nos deu uma verdadeira aula de como produzir vinhos. Com muita simpatia, didática e conhecimento nos ensinou, de forma clara, como é o processo da criação de um vinho, desde a vinha, até a garrafa.


Jane, Carol e Evelyn - Foto by Victor 

Após as explicações, fomos para a parte prática da "Wineclass". Primeiro o desengace das uvas. Eu nunca havia participado efetivamente deste processo, cada gota que respingava, me trazia a sensação de "fazer parte".



Depois, a parte das leveduras. eu nunca havia visto como eram as leveduras adicionadas no processo, apenas conhecia a imagem das leveduras que as vezes encontramos ao redor das uvas.




Na saída, pudemos ter a sensação de ser "vinho", passar por dentro de uma cave e ver suas paredes cristalizadas foi incrível.




Para encerrar um almoço bem português, como as vinícolas da região. Só tenho a agradecer a oportunidade de participar de um domingo bacana e com tanta aprendizagem.
Santé!

3 comentários:

  1. Ótimo post! Realmente um domingo muito bacana e com aprendizado que fica pra sempre dentro de nós! Fazer parte, estas duas palavras podem resumir bem o que foi o encontro.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Jane, que experiencia única!! Adorei e a foto está sensacional! Nada como sentir na pele como é ser um enologo para entender mais sobre o assunto.
    Gostei também da nova foto dos copos no blog.
    Beijos e sucesso!

    Ale Esteves
    www.damadovinho.com.br

    ResponderExcluir