Surpresas de uma degustação às cegas

Nesta quinta-feira acontecerá no Rio de Janeiro o Encontro de Vinhos. Infelizmente este ano não poderei ir, mas estive na escolha do Top 5 que aconteceu ontem, na Casa do Porto em São Paulo, que foi surpreendente.



Uma degustação às cegas sempre é muito divertida, além de ser um super aprendizado, não é um encontro para beber vinhos e sim, para pensar nos vinhos. Visão, olfato e paladar, ligados no 220V para achar os aromas e sabores de cada taça. O fato da visão só estar envolvida por causa do líquido é o grande diferencial, quando não vemos o que estamos tomado, não ficamos condicionados à valores, prestigio, fama, enfim, a nada além do que está dentro da garrafa.
Pois bem, esta edição do Top 5 foi simplesmente o retrato do que pode acontecer numa degustação às cegas. Veja o resultado:



Sim, Casillero del Diablo em terceiro lugar, concorrendo com 30 rótulos bem especiais. Achei sensacional, pois prova que realmente o paladar brasileiro tem uma queda pelo clássico Cabernet Sauvignon chileno.



O Casillero del Diablo, é um dos vinhos mais vendidos no Brasil, ano passado apenas um portal de vendas online vendeu, em um mês, 15 mil garrafas, ou seja, imagina o total do Brasil, tendo em vista que podemos encontrar o vinho em diversas prateleiras? É impressionante! Um vinho macio, com os aromas clássico de Cabernet Sauvignon, como frutas negras e um toque de especiarias. 



O primeiro lugar foi o argentino Tomero Gran Reserva, um vinho encorado, com aromas de amoras e um toque de especiarias. O destaque do Tomero, para mim, é o equilíbrio. O vinho transmite uma paz, nada se sobressai, tudo está em perfeita harmonia. 

Enfim, fiquei triste de não ter degustado o Casilleiro às cegas, pois adoraria saber qual a nota que eu teria dado a ele, mas os 30 vinhos foram divididos em duas seleções e eu, infelizmente, estava na seleção dos outros 15. 


Se você estiver no Rio, não deixe de dar um pulinho no Encontro de Vinhos, é sensacional.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário