"Vinhos Verdes" é, na verdade, uma denominação de orgiem e isso representa uma série de características. Essa região fica no Noroeste de Portugal, entre o Oceano Atlântico, o rio Minho, o rio Douro e algumas áreas de serra. Esta localização é a principal responsável pelo frescor que encontramos em seus vinhos.
Agora de fato: o que significa quando vemos "Vinho Verde" escrito num rótulo?
Bom, em primeiro lugar que não é sinônimo de vinho branco. A região pode produzir, vinho branco, rosé, tinto, espumante, aguardente ou vinagre, todos com a denominação "Vinho Verde", desde que sejam respeitadas as regras de vinificação e elaboração no interior da região delimitada.
Em segundo lugar, existem algumas características que podemos pressupor que estarão presentes numa garrafa de "Vinho Verde".
Se for branco: os vinhos serão bem aromáticos, com bastante fruta e flor, dependendo das uvas. Na boca, encontraremos muita intensidade de sabor, frescor e uma acidez perfeita para harmonizações com comidinhas clássicas de verão.
Se for rosé: Os aromas são de frutas vermelhas e na boca se apresenta igualmente refrescante, mas com maior persistência no final.
Se for tinto: A cor será intensa e os aromas lembrarão mais frutas silvestres. Na boca, a refrescancia também aparece e a acidez permanece, mostrando-se muito gastronômico.
Isso sem falar nos espumantes e demais produtos da região.
Outra coisa bacana de se saber dos "Vinhos Verdes" é que eles podem ser cortes os varietais. No Brasil, estamos acostumados com cortes, mas existem varietais incríveis que estão começando a ganhar espaço nas adegas brasileiras. Experimentei um Alvarinho que estava delicioso. O Portal do Fidalgo apresentou aromas minerais, notas cítricas e florais. Na boca, estava refrescante, com um corpo médio e muito sabor. O final foi longo e rico.
Enfim, com o clima que temos no Brasil, super vale a pena conhecer melhor os "Vinhos Verdes" e trazê-los para o nosso dia a dia.
Santé!
Adoro Vinho Verde. No mês de abril deste ano, foi uma festa, com vários rótulos no Pão de Açúcar, e com preços convidativos, principalmente na segunda quinzena, com exemplares excelentes por R$20,00. Pena que a campanha era só para a Semana Santa, e agora só há poucas opções, e mais caras.
ResponderExcluirVerdade... é uma pena que não tenha mais campanhas como está...
ExcluirQuem sabe agora com o verão chegando não aconteça algo similar novamente!
Vamos torcer...