Nhoque de ricota

Diz a lenda que colocar um dólar debaixo de um prato de nhoque no dia 29 de cada mês dá sorte e traz dinheiro. Eu confesso que sempre esqueço. Não que eu acredite que fazer esse tipo de coisa traga mesmo algum bem, mas também... mal não vai fazer.
Então, porque não arriscar e aproveitar para fazer um jantarzinho especial todo mês? E para não ficar chato e sem graça, resolvi testar uma receita diferente de nhoque todo o mês até o final do ano... ou até acabarem as receitas! 
Claro que as receitas estarão sempre harmonizadas.

Setembro o nhoque será de ricota com molho ao pesto e para harmonizar um Chardonnay encorpado, persistente e saboroso da Vila Francioni (http://www.villafrancioni.com.br/), de Santa Catarina.





Nhoque

2 xic. de ricota (guarde o líquido para umidecer a massa, caso necessário)
50g de queijo parmesão
1 xic. de farinha de trigo
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

1. Coloque uma panela grande de água para ferver.
2. Enquanto isso, misture a farinha, a ricota, o parmesão e o sal em uma tigela. (Caso necessário coloque um pouco do líquido da ricota).
3. Faça rolinhos e corte no estilo "nhoque". Use farinha para não grudar nas mãos.
4. Cozinhe o nhoque em água fervente e salgada aos poucos para não grudar, retire com uma escumadeira assim que o nhoque vier a superfície.

Molho Pesto

1 xic. de folhas de manjericão
16 colheres de sopa de azeite de oliva.
50g de queijo parmesão ralado
Nozes, cerca de 4 colheres
1 dente de alho
1 pitada de sal.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Agora, se você quiser fazer um jantar completo, aconselho à torradinhas com molhos de azeitona preta e gorgonzola, isso harmonizado com o "Joaquim" também da Vila Francioni, que é bem leve e aromático.





Para sobremesa... eu comprei uma torta pronta. Sim, fazer tudo da muito trabalho... e eu estava precisando relaxar um pouco também! O doce pode ser servido com um cálice de vinho do porto.





Mês que vem tem mais.


Santé!

3 comentários:

  1. Como a história que eu conhecia era italiana e nem sempre carrego uma Lira (atualmente um euro) comigo, sempre fui usando real mesmo... talvez por isso nao tenha enriquecido!
    Mas e ai, será que os outros seguidores do blog também tem suas dicas pro dia 29?!

    ResponderExcluir