Aniversário do Cassino!


Nesta semana foi o aniversário de 125 anos do Balneário Cassino, fundado no dia 26 de janeiro de 1890, tendo como base os que já existiam na Europa e Uruguai. Eu esqueci de escrever antes, mas como diz o ditado: "antes tarde do que nunca!"

O Cassino foi cenário de dezenas, ou melhor, de milhares,  de histórias da minha vida. Graças a Deus a maioria muito boa, na verdade acho que lembro apenas de 5 ou 6 ruins, tipo quando minha cachorrinha foi atropelas, mas não, ela não morreu… foi só o susto.



Andar a cavalo, aprender a dirigir, andar de mobilete, sair de bike para avisar os amigos de um jantar (pois não havia telefone, nem fixo), brincar de esconder, furar as ondas no mar (com a minha avó), tomar sol sem protetor, comer sorvete caseiro (feito pela mamis), subir nas árvores, brincar de "stoque", construir verdadeiras cidades na areia, ver o sol nascer depois das baladinhas, enfim… são muitas coisas que vivi em todos os veraneios de mais de 20 anos da minha vida…
Como eu sou super exagerada e tudo na minha vida é o melhor do mundo, preciso dizer que além de ser a "maior" o Cassino é também a "melhor" praia do mundo, pelo menos no meu coração.



Uma praia especial, os carros ficam ali, juntinho do banhista, o vento proporciona manobras incríveis para os esportes náuticos à vela, os amigos de infância transformam qualquer dia num dia de festa… como não dizer que é a melhor praia do mundo?! Não dá!



Além disso, o cassino conta com as bênçãos de Nossa Senhora dos Navegantes e de Iemanjá, que unem as crenças em um grande dia de festa. Além da procissão dos barcos, no dia 2 de fevereiro, o balneário recebe inúmeros fiéis de Iemanjá que se juntam para fazer uma grande noite de oferendas.



Para comemorar o seu aniversário, mesmo que atrasado, escolhi a Cava Freixenet Vintage, claro… a proximidade com o Uruguai permite aos "cassineiros" uma adega lotada de Cava a 9 Dolares, ai que saudade. Cremosa, saborosa e refrescante com aromas de fermento com um toque de frutas. Na boca, acidez e corpo em equilíbrio perfeito, isso sem falar naquele "trim" no lado da língua que me conquista já no primeiro gole.



A saudade é enorme, a cada dia tenho no mínimo 3 motivos para estar lá: família, amigos e praia… vamos ver quando as empresas aéreas vão permitir que eu volte a ir mais seguido para lá.
Santé!

Um comentário: