Vintage - Empório Gourmet em Rio Grande


Sou gaúcha, para ser mais específica, sou de Rio Grande. É ai que vem a pergunta: "mas qual cidade?" Sou da cidade de Rio Grande, que fica no interior do Rio Grande do Sul, quase no Uruguai. 

Rio Grande foi fundada em 1737, pelo Brigadeiro José da Silva Paes, e por isso possui uma história rica e encantadora. 


A maior praia do mundo, uma das maiores biblioteca do país (eu pesquisava lá antes do google), a Catedral de São Pedro - mais antiga do estado, os Molhes da Barra - uma das maiores obras da engenharia naval do planeta e o Esporte Clube Rio Grande - o clube de futebol mais antigo do Brasil, são algumas das coisas que fazem da nossa história, algo a ser contado. 



No entanto, tem coisas novas na cidade que são incríveis e precisam ser citadas, principalmente num blog de vinho de uma riograndina. 
Agora a cidade conta com um empório super bonitinho. O Vintage Empório Gourmet é aconchegante e com diversas opções temperos e comidinhas especiais. Mas o foco principal são os vinhos, que foram escolhidos tanto para quem está começando a se aventurar em rótulos diferentes quanto para quem busca os mais elaborados. Digo isso, pois com a proximidade com o Chuy criou o hábito das pessoas irem para o freeshop e comprar dúzias dos famosos "Reservados".



Mas esta realidade está mudando, graças a visão empreendedora do Euclides, professor aposentado da Universidade, que não se conteve em ficar em casa e abriu seu negócio para juntar suas paixões: vinhos + lecionar. Sim, pois além de vender vinhos, cada compra vira uma aula, quando estamos sendo atendidos por alguém que estudou e, além de conteúdo, tem didática para nos passá-lo.



Além disso, o  Vintage Empório Gourmet ainda oferece diversos cursos de vinhos, gerais e mais específicos, e com isso desenvolve o paladar, a curiosidade e o prazer dos riograndinos por esta bebida tão encantadora. E com o seu clube de vinho, que mensalmente apresenta novos rótulos aos associados, continua a incentivar todo mês o paladar mais educado e curioso de seus clientes.



Outro diferencial da loja é que eles têm diversos rótulos nacionais, com destaque para a campanha gaúcha, vizinhos de Rio Grande, que estão começando a se destacar na produção de vinhos finos.
Eu sei que o Chuy continua ali pertinho, mas além de mudar o que as pessoas vão buscar, comprar no Vintage nos faz aprender, e por isso, o valor que pagamos em impostos no Brasil pode ser camuflado pela ideia de investimento. Afinal, este é o diferencial do empório, o aprendizado que se tem numa compra no Vintage é um valor agregado que nenhum freeshop pode oferecer.
Aproveito para agradecer ao Euclides, é muito bom chegar na casa dos meus pais e ter rótulos bacanas para degustar.
Sante!

3 comentários:

  1. Sem palavras. Deu até um arrepiozinho lendo este texto bem escrito e cheio de referências bondosas. Um beijo e, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Assino embaixo cada bate- papo com o Euclydes e aprendizado certo.

    ResponderExcluir