Degustação Vertical: Um aprendizado sem fim! (via Sete di Vino 23/07)


Na minha visita este mês a Porto Alegre tive o prazer de almoçar, aprender e conversar com o pessoal da Dunamis.
A Dunamis é uma vinícola que está localizada na cidade de Dom Pedrito - Campanha Gaúcha - região que vem se destacando na produção de vinhos no Brasil. Eles começaram o plantio de vinhas em 2002, mas apenas em 2008 teve início a produção de vinhos comerciais.
Eles têm um projeto que se chama "Vinhos Democráticos". Este consiste em descobrir se o que a vinícola está produzindo condiz com o que o público deseja. Para tal, foram realizadas diversas degustações em sete cidades brasileiras, como Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo Júlio César Kunz, diretor executivo da vinícola, "o sol da Dunamis é o consumidor" e por isso o objetivo maior era descobrir se a evolução dos vinhos da linha "Cor" havia ocorrido de maneira satisfatória bem como se o caminho que a vinícola acredita ser o melhor para seus produtos de fato o é.



Julio, Angélica e Mario

Quando recebi o convite para esta degustação Vertival, fiquei ansiosa, pois nunca havia participado de algo parecido, apesar de ter o conhecimento teórico sobre o que seria. Na ocasião degustamos três vinhos da linha "COR", safras 2008 e 2009 cortes Merlot/ Cabernet Franc e 2011 Merlot /Cabernet Franc / Cabernet Sauvignon. Foi legal perceber que em 2009 a melhora existiu, mas ainda se observavam algumas características que não foram satisfatórias na safra de 2008. Foi então que a vinícola, através de estudos, percebeu que o problema estava no solo do qual vinham as uvas. A partir dali, a Dunamis começou sua curva de sucesso. O "Cor" safra 2011 se destacou pela riqueza de aroma e sabor.




Após tivemos um almoço incrível regado pelo varietal Merlot 2011.




www.dunamisvinhos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário