Turismo no Vale (via Sete di Vino 12/07)

Estive na capital gaúcha e preparei uma série de posts a respeito a respeito de vinhos brasileiros e turismo na Serra do Rio Grande do Sul para o Sete di Vino. Para começar o tópico mais importante o turismo do vinho como um todo.
O Vale dos Vinhedos conta com mais de 30 associados e o setor de vitivinícola representa em torno de 13% de participação no mercado nacional. Eu poderia escrever um livro sobre tudo isso, mas como a proposta não é falar da teoria e sim do dia a dia do turista, vamos lá.



Chegamos a Serra e nos deparamos com o horário de almoço. Eu sei que por morar em São Paulo acabei entrando num ritmo que não condiz com fechar um estabelecimento ao meio dia. eu até entendo que a cultura do local preserve esse tipo de atitude, mas vocês hão e concordar comigo que qualquer turista que acordou às 9h30 para não perder o super café da manhã que os hotéis servem até às 10h não está com fome ao meio dia. Às 17h o dia está apenas na metade para pessoas que estão passeando e fizeram uma refeição caprichada nos incríveis restaurantes da região. Conclusão minha: não seria melhor rever os horários. De abertura, encerramento, almoço... tudo?? Não estou falando em trabalho escravo, visto que a maioria das vinícolas acabam por ter apenas familiares na empresa, mas para que trabalhar de segunda a segunda, sendo que o turismo está focado no final de semana. Bom senso... não dá para pegar uma verdade que há anos se mantém e tê-la como absoluta ainda nos dias de hoje.


Agora preciso falar bem de todo o resto, é muito bom ser recebida com educação e dedicação. E não só a mim que gosto deste universo, mas percebi a paciência que as pessoas tinham em explicar aos turistas muito mais do que o vinho é feito e suas características, explicam a história de suas famílias que vêem na uva e no vinho não apenas uma fonte de renda, mas também toda paixão necessária no processo para que o produto final chegue ao consumidor perfeito.






Além dos incríveis vinhos que tive o prazer de degustar, a paisagem da Serra Gaúcha é inesquecível. Foi gratificante poder rever essas belezas naturais e sentir o cheiro do inverno numa tarde de domingo ensolarada que São Pedro providenciou para nosso passeio.

Sobre as vinícolas... aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário