Bordeaux ao alcance de todos.

A França é o país mais difícil de se estudar no mundo dos vinhos. São "N" denominações, terroirs, solos e tudo mais. Difícil é, mas não me canso de tentar aprender um pouquinho mais sobre esses vinhos.



Semana passada estive no "Bordeaux ao alcance de todos", organizado pela L'Ecole du Vin, no Senac.



A palestra foi ministrada pelo especialista, Homero Sodré, aliás faço um parenteses aqui, o cara entende muito e, além disso, tem o dom de ensinar, pois sua didática me pareceu perfeita.



Provamos 7 vinhos de denominações diferentes para tentar entender Bordeaux um pouco melhor. Separei três que me chamaram bastante atenção.



O Les Granges des Domaines Rothschild da AOC Haut Médoc 2009, importando pela Zahil, é um vinho 60% Merlot e 40% Cabernet Sauvignon, com bastante fruta vermelha, uma boca envolvente, equilibrado, com uma acidez perfeita.



O Château Castera da AOC Médoc 2007, importando pela World Wine, é um vinho com a boca macia, um tanino intenso e equilibrado. A gente percebe uma complexidade maior no aroma, eu senti couro... aquele cheiro mais animal, que há pouco tempo comecei a conseguir identificar. Um vinho de Bordeaux para aqueles momentos únicos de comemoração.



Para terminar, separei o Château Petit Véndrines, um Sauternes 2007, clássico e saboroso. Este vinho também é importado pela World Wine. Um vinho de sobremesa incrível, bem alegre, com bastante maracujá e um toque de "farmácia", como disse minha amiga Evelyn... O que mais me chamou atenção neste vinho, foi que, apesar de ser bem doce, achei um vinho leve, com apenas 13,5% de álcool... daqueles que dá pra tomar um golinho a mais.


De tudo que foi dito, a curiosidade que mais achei interessante é que os vinhos de Bordeaux não podem receber irrigação, tem que ser tudo natural. Enfim, acho que é assim mesmo, devagar eu vou aprendendo e um dia, quem sabe, poderei dizer que "entendo UM POUCO de Bordeaux.
Santé! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário