Vinhos brasileiros para comemorar nossa independência.

Amanhã é 7 de setembro, dia da Independência do Brasil. Um dia importante para todos nós brasileiros, pois deu origem ao que somos hoje. Com defeitos e qualidades este país é o nosso lar e essa tropicalidade toda faz de nós um povo alegre e guerreiro.
Para comemorar este dia resolvi escrever sobre uns vinhos a cara do Brasil.




Experimentei alguns vinhos da linha Virtus, da Vinícola Basso, de Farroupilha no RS. Achei os vinhos bem alegres, tropicais e, principalmente, baratos. Características perfeitas para o paladar de um povo que esta aprendendo a gostar de vinho e que luta diariamente para viver melhor.

O Virtus Moscato é um vinho leve, muito aromático, o que no caso desta uva é quase como falar "subir para cima", redundante. Um sabor delicado e refrescante, ideal para tomar na praia ou na piscina, agora que falta pouco para o inverno acabar.



O Virtus Merlot, se mostrou um vinho bem frutado, com corpo leve e uma acidez bem refrescante. Eu o definiria como um vinho para tomar curtindo um solzinho no jardim agora na primavera. Foi o que eu mais gostei, apesar de ser Merlot. Ah! Quando for se energizar no sol, não esqueça de passar o protetor solar.



Por último, abrimos o Vitrus Cabernet Sauvignon, um vinho com um pouco mais de corpo, mas igualmente fácil. Aromas de frutas vermelhas e uma acidez excelente. Eu o tomaria jogando "general" num domingo de chuva. 



Uma linha despretensiosa, para momentos comuns do nosso dia-a-dia. Vinhos leves e descontraídos que custam R$17,25 -no site da vinícola- e que podem substituir facilmente um copo de cerveja.
O legal foi misturar pessoas que gostam de vinho com cervejeiros natos... o bom foi que ninguém ia dirigir depois.
Ah! E parece um mapinha do Brasil no rótulo, não?! 
Aproveitem o feriado!
Santé! 

4 comentários: