Os vinhos alentejanos estão me conquistando cada vez mais!

Se eu fosse à Portugal, certamente o Alentejo seria meu destino.
Ontem, pude conhecer um pouco sobre este pedaço de terra que produz vinhos incríveis. Modernidade misturada com tradição, fazem a diversidade das vinícolas de lá. 




Engraçado ir num evento de Portugal justo na semana da Pátria, isso poderia render assunto, mas prefiro apenas agradecer por Pedro Álvares Cabral ter se aventurado por essas "bandas de cá". Aliás, você sabia qual o vinho que ele trouxe consigo nesta viagem?? O Pera Manca, um vinho, do Alentejo, clássico e famoso para aqueles que curtem história e vinho.




Mas vamos deixar a história um pouco de lado e falar sobre o evento. Pude participar de duas masterclasses, ministradas pelo Rui Falcão, um português que fala muito bem e é sempre um grande aprendizado poder ouvi-lo. Aliás, minha primeira masterclass foi com ele ano passado.




Na primeira foram 8 vinhos e selecionei 3 para falar um pouco mais:




Primeiro o que eu mais gostei: o Herdade de São Miguel Reserva Tinto 2009 é um corte de Aragonês, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon. Seus aromas convidativos te empurram para o primeiro gole, que é uma surpresa de equilíbrio. Frutado, redondo, daqueles sabores que a gente não esquece. O vinho é importado pela Cantu e pode ser uma boa opção para deixar na adega para um dia especial.




O outro vinho que gostei muito foi o Herdade do Peso Colheita Tinto 2011, um corte de Aragonês, Alicante Bouschet e Alfrocheiro. A melhor definição para este vinho foi usada pelo próprio Rui: "um vinho com tudo no lugar certo". Concordei, pois os taninos são macios e equilibrados, daqueles que costumo dizer que é um carinho na boca. Este vinho é trazido para o Brasil pela Zahil.




O Pera Manca branco que degustamos estava incrível, um corte de Arinto e Antão Vaz. Deixei por último para não ser muito óbvio. Um vinho, importado pela Adega Alentejana, com uma boa acidez, é encorpado sem ser agressivo e tem um final longo. Adoro esse tipo de vinho, pois, além de ter presença,, é branco e combina com minha fase, dourada, de vida. 




Na segunda masterclass degustamos 7 vinhos de cortes. 




Separei apenas o ".com", um vinho com um custo x benefício bem interessante. Aromático e saboroso ele surpreende pelo volume e equilíbrio. Um assemblage de Aragonês, Trincadeira, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon, trazido também pela Adega Alentejana, daqueles que vale a pena ter mais de uma garrafa na adega para surpreender os amigos sem gastar muito.

Foi muito legal aprender um pouquinho sobre esse pedaço tão interessante de Portugal. Com certeza, continua sendo um dos primeiros destinos na minha listinha de prioridades.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário